Julho

O futuro está na Educação...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Plano de aula. 8ºAno (7ª série)

Objetivos
- Despertar o espírito crítico na apreciação visual.
- Criar coletivamente um produto com imagens e textos.

Conteúdos
- História da literatura em cordel
- Conceito de gravura
- Linguagem textual (poesia e poema)

Tempo estimado
4 aulas

Material necessário
- Computador com internet
- máquina fotográfica
- isopor, tinta e papel.

Desenvolvimento das atividades.

1ª etapa
Em sala de aula: Perguntar aos alunos se conhecem a literatura de cordel e se já viram algum exemplar desses livrinhos. Escrever sobre o assunto e seu local de origem.
Comentar e contextualizar sobre algumas imagens que se aproximam da técnica artística utilizada pelo cordel e contextualizar sobre a gravura.

2ª Etapa
- Pesquisar na internet sobre a literatura de cordel.
- Explorar a arte da gravura, sua história, tipos diversos e o processo para fixação de uma imagem pelo uso da técnica chamada de xilogravura, que permiti gravar e reproduzir imagens artísticas através da madeira (placa de isopor) .
- Assistir a vídeos sobre a literatura de cordel e iniciar o trabalho com a escolha do tema e a  construção dos textos e poesias.
4ª Etapa
Atividade prática com os materiais artísticos, tinta, isopor e papel para construir as imagens que vão complementar os textos. Montagem dos livretos, a capa e cada folha interna com imagem de um lado e texto do outro.
Cada etapa do trabalho deverá ser registrada com auxilio da máquina fotográfica, para ao final fazer um grande mural com passo à passo das etapas.
5ª Etapa
Exposição e leitura dos livrinhos em sala.
Debate sobre as histórias escolhidas, seu significado e a experiência individual em todo processo do trabalho.

Avaliação
Verificar nas falas dos alunos e durante as atividades práticas o aprendizado individual, o uso da criatividade e a organização textual e visual.
No trabalho prático, avaliar os conhecimentos obtidos nas aulas e sobre as técnicas artística  assim como os  recursos audiovisuais para complementar o conteúdo e seus significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe seu recadinho aqui: