Julho

O futuro está na Educação...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TRABALHANDO COM PROJETOS EM SALA DE AULA.

Podemos pensar em diferentes projetos onde os alunos poderão vivenciar diversas experiências capazes de proporcionar um aprendizado significativo de conteúdos das mais distintas áreas do conhecimento.

            Mas se eu for trabalhar com um projeto assim, não vai sobrar tempo para dar aula!!! O que fazer????

Quando trabalhamos com projetos transdisciplinares, as aulas são incorporadas na execução do projeto. Ou seja, não se deve ter um momento para dar aula e outro momento para o projeto. É por isso que muitos dos projetos desenvolvidos na escola demandam tanto trabalho do professor: porque ele acha que um projeto é algo que ele deve realizar paralelamente ao planejamento de aulas dele. Isso está errado, além de exigir demasiado esforço do professor.
Trabalhar com projetos na sala de aula significa que a aula se torna o próprio percurso do projeto. Por exemplo, ao se propor a confecção de um cartaz, o professor orienta os alunos de forma a incluir os conteúdos que ele deseja na própria execução do cartaz. Ou seja, enquanto os alunos, em duplas elaboram os cartazes, o professor faz observações a respeito de vocabulário e gramática.
Assim, os conteúdos aprendidos pelos alunos se tornam cada vez mais significativos, pois eles estão vendo na prática a aplicação deles. http://transdisciplinaridade.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe seu recadinho aqui: